terça-feira, 15 de setembro de 2009

O oportunista


Segundo o PÚBLICO online Pacheco Pereira, num comício em Faro, veio procurar defender a honra de Manuela Ferreira Leite, a sua nova "amiga". Afirmou entre outras coisas que Sócrates e o PS deviam defender os "interesses dos portugueses", e exigiu até um pedido de desculpas da parte de João Soares, porque, coitadinha da sua "amiga", terá sido por demais enxovalhada no dia anterior... tudo isto a propósito do TGV que, como sabem, tem estado no centro de grande polémica envolvendo as recentes declarações da velha sobre o assunto, que veio, qual Manuela de Aljubarrota (como disseram no Gato Fedorento) reafirmar a independência de Portugal em relação a Espanha... apesar de mais um anacronismo da Sra. (estamos no séc. XXI!!) é importante e sério dizer o seguinte:

O partido-dual PSD/CDS-PP (sim, porque têm dito que o PSD e o PS são "iguais", mas quem está na mesma família politica no Parlamento Europeu?? São estes dois! Farinha do mesmo saco) está a tornar-se numa versão fatela dos piores anos da "Administração Bush"... senão vejamos - que faz o discurso da falta de segurança, da "verdade", do "interesse nacional", da luta contra os "sinistros" e os "antidemocráticos" socialistas, senão inculcar nos portugueses um certo espírito de pânico e desconfiança, para desta forma adquirirem os nossos votos??

Quem não vê nisto uma metáfora pefeita para os "verdadeiros" americanos contra os "sinistros" terroristas?

Ainda, mesmo nas políticas sociais andam a bater no mesmo.. acabar com a segurança social, acabar com o SNS, etc. etc. etc . , ou seja retirar ao Estado qualquer responsabilidade pelo bem-estar dos seus cidadãos! ... será que os PPDs e CDSs ainda não perceberam que este modelo falhou na América? Mais ainda, que a administração Bush é que sim , é que deixou o país de tanga!

Ou estão atarantados como a velha e ainda não se "lembraram" que o Obama ganhou? O Pacheco Pereira, oportunista que é, quando viu que podia ir ao "tacho" lá foi, defender a cidade de Santarém, com a qual obviamente tem muitos laços, sendo do Porto e tendo vivido nos últimos anos em Lisboa.... agora anda na campanha a mandar estas "bocas foleiras", que são meras acusações retóricas, com frases muito bonitas, mas que não dizem nada... ficamos sem perceber que ideia tem este homem, e aliás, que ideia tem o resto do seu partido, para o país.
Deixo-vos ainda, para finalizar, alguns dos comentários dirigidos a Pacheco Pereira que li no PÚBLICO online em relação à notícia. Palavras minhas para quê? Está aqui tudo...


15.09.2009 - 18h48 - Anónimo, Algarve



Meu caro Pacheco Pereira, defender os “interesses portugueses” passa por essencialmente modernizar o país com reformas estruturantes na justiça, seguranças social, educação e transportes (ferroviário e aéreo) para num futuro próximo chegarmos ao nível dos melhores países da União Europeia! Não é com politicas “Salazarentas” e com uma democracia do tipo da Madeira que se defende os nossos interesses! Em nome da verdade que a sua chefe tanto gosta de falar! V. Exa. devia apresentar ao país um programa com ideias concretas e conteúdo e não uma folha A4 vazia e minimalista. Meu caro Pacheco Pereira, votar no PSD nas próximas legislativas significa assinar um cheque em branco e voltar-mos infelizmente ao tempo do Cavacistão.


15.09.2009 - 18h38 - Anónimo, Lisboa, Portugal

O Pacheco Pereira é o mesmo Pacheco Pereira que defendia com denodo e dedicação as teses do PCP ML? Mudou o conteúdo do discurso mas não a forma, a técnica do sofista. O homem é uma agência de comunicação. Não consegue ter capacidade para olhar o mundo para lá do preto e branco. Pressiona, insinua, lança suspeitas sobre a generalidade da imprensa, excepto daquela que reproduz as suas opiniões - caso, evidentemente, deste jornal. Com o seu fanatismo procura condicionar, criar uma espécie de auto-censura nos jornalistas. E no liberalismo desenfreado, como ele tanto gosta, não há social-democracia que resista. Só não entendo o que ele faz no PSD, um partido que se diz social-democrata. E interrogo-me sobre o que diria Sá Carneiro de tal personagem, se fosse vivo.



15.09.2009 - 18h38 - Calimero, Viana do C astel

Oh Pacheco, se não fosse o TGV, que mais tinham para dizer ??? Que jorge Coelho depois de 3 ou 4 anos ter sido Ministro, foi trabalhar para uma empresa privada!!!!!! Que Manuela F. Leite, ao fim de 2 anos de deixar de ser MINISTRA FINANÇAS DE PORTUGAL, passou a Administradora não executiva do Banco ESPANHOL!!!!!....Não condeno isto, condeno SIM os diversos EMPREGOS e REFORMAS que estes senhores recebem.... Agora se percebe, quando Sócrates, respondendo a MFL.....«« Está a falar da minha REFORMA??»» O POVO devia "obrigar" toda esta gente a declarar todos os EMPREGOS E REFORMAS que possuem!!!!!!!A SENHORA, afinal é igual a todos os CAVAQUISTAS a aguardar ou em investigação......



15.09.2009 - 18h30 - anfesi - como argumento é genial. eu é que não percebi., rupemagu

pacheco pereira é um curtido. um curtido com aquelas dislexias sintaticas de ver luz na escuridão. o que é sinistro não se move na luz. ou bem que o pacheco pereira vê a luz do socrates ou não vê a sinistralidade do tgv. espremido pacheco pereira é um retórico. pelos vistos um retorico nacionalista. não vem nenhum mal ao mundo mas não deixa de ser divertido. se o socrates quer o tgv trabalha para os espanhois já se mfl trabalha para o santander trabalha para os portugueses. não está mal visto nem no facto de o santander ser espanhol. de resto é esse mesmo argumento que vale para o facto de mfl ser livre e o socrates não. mfl é livre porque trabalhou para o santander. o socrates escravo dos espanhois porque quer o tgv. como argumento é fixe. é do genero se nós ganharmos somos livres se ganhareis vós não. não é que pacheco pereira é uma luz dextra. ou será dextrogira? já que falamos da luz do nacionalismo. de resto o argumento do joão soares está à altura do pacheco pereira. ainda bem, fica entre iguais.

8 comentários:

  1. Não voto à direita, mas a dor de cotovelo que manifestam estas almas fanáticas e doentias da política impedem-lhes de perceber que Pacheco Pereira é um dos mais inteligentes, originais tribuno/analista do nosso pequeno país político. Gostava, mesmo muito, que nos outros partidos existissem muitos Pachecos Pereiras, que isto se tornava então verdadeiramente interessante e produtivo - ideologicamente falando. Mas o que vejo são ovelhas, acólitos, yes-man/girls, apaniguados, carneirinhos politicamente correctos, invejosos! Meus caros, vocês não chegam sequer aos calcanhares - desculpem, aos calos do dedo mindinho do homem. Soam a patetas alegres ... apreciem as inteligências de todos os quadrantes e deixem-se de lambe-botismo ao "GRANDE LÍDER PINÓCRATES". Metem dó, criaturas embotadas e "piquenas"!

    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  2. ó carlos, não sei para que dás ao trabalho de dizer que não votas à direita pá. é porque te absténs? Porque não votas? Por seres um graxista, só que do pacheco, julgas que quem não "atinge" essa duvidosa categoria tem forçosamente de ser como tu?

    ResponderEliminar
  3. Ó rui, não sei para o que dás ao trabalho de dizer que és incapaz de avaliar, apreciar ou sequer entender a praxis política, enquanto expressão da vitalidade da democracia. Eu aprecio o debate, o contradidório, a polémica,o confronto ideológico, a inteligência, o dilema, a sagacidade, a ironia, com todos os actores políticos de qualidade (temos tão poucos da esquerda à direita!) ... É o oxigénio da Democracia. Para cabeçitas PINOCRATIZADAS não deve ser fácil entender essa sensação de liberdade ... as melhoras!

    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  4. Ninguém diminuiu aqui a inteligência do Pacheco Pereira, que é mais do que reconhecida, e há anos. Isso não impede que o seu discurso seja como descrito no meu texto, Carlos Santos. Aliás pareceu-me que o próprio Pacheco Pereira estaria um pouco desconfortável quando proferiu aquele discurso. Só uma impressão minha, e poderei estar errado....

    E factos são factos... porquê Santarém? Tem alguma explicação racional? Se tiver, diga-ma..

    ResponderEliminar
  5. Ó Carlos, não te baralhes, quem se dá ao trabalho de declarar "incapaz de avaliar... etc" quem não está de acordo contigo és tu.
    e nisso ficas muito bem a apreciar o pacheco, porque é precisamente o que ele faz.
    francamente, para apreciar o "o debate, o contradidório, a polémica,o confronto ideológico, a inteligência, o dilema, a sagacidade, a ironia, com todos os actores políticos de qualidade " é preciso admirar o Pacheco? e quem não o admira não admira "o oxigénio da democracia?" . Onde está o teu espírito liberal? onde está o teu apreço pelo "contraditório"? Está em palavrões imbecis e "contributos para o debate político" que tu próprio classificas "de pouca qualidade", como essa treta do Pinócrates que tu papagueias à toa porque é o top of the pops do momento entre a reaccionarada de todos os quadrantes?

    ResponderEliminar
  6. Ó Rui(zinho), o blog fala por si e pelos seus subscritores. O vosso sectarismo primário e bacoco são de outro campeonato que não o meu. Eu gosto de livres-pensadores, da esquerda à direita, mesmo quando estes se submetem aos ditames e vicissitudes, contradições e paradoxos do eleitoralismo "terreno". O vosso blogacho sofre de uma patologia incurável: PINOCRATIZAÇAO. Ou seja, encarneiramento obediente e servil ao partido e ao chefinho. Por isso, não passa disso mesmo: medieval e reaccionário no estrito sentido do termo - que revela uma posição conservadora, contrária ao progresso. Do debate e da liberdade de pensar, entenda-se. Insistir na defesa de uma das mais cabotinas figuras políticas das últimas décadas - que personifica como ninguém o vazio ideológico, a manipulação conceptual e a mistificação política, não vos ajuda nada a sair da idade média ... e do sistema feudal de pensamento que exibem. Cada um utiliza as grilhetas mentais e políticas que entende, mas não venham depois com lamurias de rapazecos a tantar brincar à política grande. Isto é o que é: um urinol de adolescentes a mijar para o ar ... para ver quem é que chega mais longe em matéria de lambe-botismo. Nem chega sequer a ser uma pívea!

    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  7. "sectarismo primário", "bacoco" (esta já paga direitos de autor, desde que um palerma qualquer pôs a palavra na moda não há labrego alfabetizado que não lhe pegue a propósito de tudo ou de nada )... "pinócrates", "urinol", "pívea"... é só isto que tens para dizer em matéria de debate político? de "política grande"? É isso que tens para oferecer como "livre pensamento"? Há aqui alguma coisa para discutir? Nem o pacheco consegue alinhar uma sequência informe de ordinarices avulsas como tu, podes estar de parabéns porque o discipulo suplantou o mestre.
    Olha rapaz, deixa-te de dúvidas e faz-me um favor: vota à direita

    ResponderEliminar
  8. Epá, oh Rui, este acha que pode ganhar um debate só porque sabe usar palavrinhas lindas. Aliás, é esta a moda nos PPDs e CD-PPs, muita retórica, é tudo muito lindo.... Mas espreme-se a laranja, e o sumo sai podre e mal-cheiroso...
    todos começam com o mesmo discurso "não voto em partidos, mas...." - devem julgar que somos todos zé-pacóvios se calhar.

    ResponderEliminar