segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sócrates venceu, a esquerda venceu ... as políticas neo-liberais perderam

Não vou fazer quaisquer prognósticos de como será a constituição de Governo porque, na minha opinião - ainda está tudo em aberto. Não só porque estão por definir as cores políticas de quatro deputados (dos círculos Europa e Resto do Mundo), que num parlamento tão renhido poderão fazer enorme diferença - especialmente se o PS conseguir mais de dois deputados neste círculo. Ainda não percebi muito bem por que razão este facto tem sido tão escamoteado.

Porém, acho que o pormenor mais importante a realçar nestas eleições tão renhidas é o seguinte - A esquerda tem maioria absoluta no Parlamento.

Isto indica um claro NÃO às políticas neo-liberais do CDS-PP e do PSD... e custa-me entender como alguns podem interpretar os resultados legislativos como uma vitória da direita, ou do CDS-PP.


José Sócrates é um homem político hábil, inteligente, e sobretudo muito pragmático e deve estar neste momento a equacionar todas as opções que tem à sua disposição.

A coligação com Paulo Portas, pelo menos a meu ver, é difícil, dada a quase total incompatibilidade programática dos dois partidos. Ainda, existe, a meu ver, um claro NÃO dos portugueses às políticas neo-liberais.

O importante para José Sócrates é conseguir governar e continuar as reformas de que o país tanto precisa. Isso será seguramente feito, apesar das alterações das regras do jogo. O importante é manter o optimismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário