segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Negócios estranhos num período estranho.




A Ongoing chegou a acordo para comprar 35% da Media Capital, noticiam o Público, o JN, e o DN. A Media Capital é a empresa que detém a TVI e a TVI24.


José Eduardo Moniz, o mesmo que saiu há uns meses da direcção da TVI, assumindo o cargo de vice na Ongoing, é o "elo perdido" da mesma empresa que agora compra 29,69% do capital da Media Capital, com possibilidade de chegar aos 35% (sob a forma de dívidas).


De notar ainda que o executivo de Sócrates vetou uma compra por parte da PT de 30% do capital da Media Capital aqui há uns meses.


Apesar de não se prever a participação "física" de JEM na direcção da TVI, que será aparentemente feita por Nuno Vasconcellos, não se descarta a hipótese de JEM ficar como uma espécie de consultor e que a sua experiência nos meios televisivos lhe permita ter um lugar de destaque na escolha de programações, grelhas, etc.


O que para mim é estranho nesta notícia é o facto de ela aparecer um dia após as eleições. É um timing no mínimo estranho para uma operação desta envergadura, que já devia estar "no forno" há bastante tempo, já que é senso-comum assumir que este tipo de decisões de compras não se efectuam de um dia para o outro...


Assim ficam-me várias perguntas:


- Saberia já JEM que a Ongoing e a Prisa estavam em negociações quando assumiu a vice-presidência?

- Saberiam já os jornalistas da TVI das intenções da Ongoing, quando JEM saiu, e mais relevante, quando Manuela Moura Guedes foi afastada?

- O afastamento de MMG teve alguma coisa a ver com esta intenção de compra, ou vice-versa?

- Porque escolheram anunciar a compra após as eleições e não antes?


Nenhuma destas perguntas é ilógica ou passível de receber como resposta que nada se sabia na TVI, ou que a notícia não saiu antes para que algumas suspeitas não fossem levantadas..... está certo que a Media Capital continua a ser accionista maioritária na TVI, mas... ficam as perguntas.


Que é, no mínimo, estranho, é.

Sem comentários:

Enviar um comentário