segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quem se mete com o Público, leva

Aprendemos numa notícia, a que é dada bastante relevância no site do Público online, que José Sócrates reabriu um processo contra um jornalista.

Sendo verdade ou não (do qual duvido, vindo de onde vem), pergunto-me qual a relevância desta notícia, vinda especialmente de um jornal que está envolvido neste preciso momento num escândalo relacionado com uma possível fabricação de notícias, jornal do qual inclusivamente o próprio provedor dos leitores se questiona da sua parcialidade e de uma possível "agenda".

Na verdade, após ler a notícia, e sabendo o que tem transparecido recentemente, perguntamo-nos se não faz Sócrates muito bem em processar estes jornalistas, que se revelam irresponsáveis, difamadores, espalhadores de mentiras e boatos.

Por mim, bem quero lá saber. Aplaudo até o Sócrates, por se defender de difamações, que já são muitas.

Será que quem se mete com o Público, leva?

Começo a achar que sim ....

4 comentários:

  1. Não sei se sabe ler francês, do jornal Le Monde (acho que também fazem parte da campanha negra!), para contrabalançar com a sua cegueira e lambe-botismo fanático e patológico:

    Les enseignants portugais en campagne contre la reconduction de José Socrates:

    A deux semaines du scrutin, des autocollants anonymes posés sur les pare-brise de nombreuses voitures traduisent le malaise de toute une profession : “Je suis enseignant, je ne vote pas PS”, lit-on. Ou encore : “Vote à droite, vote à gauche, mais ne vote pas PS.”

    Continuando: “ataque aos sindicatos e à esquerda”

    Pour le sociologue Manuel Villaverde Cabral, la brutalité du gouvernement était “une attaque délibérée aux syndicats et à la gauche”. Une tentative ratée : “Si le discours contre les profs et les fonctionnaires a bien marché au début, le gouvernement a fini par perdre le bras de fer.”

    La ministre avait choisi d’ignorer une première grève et une manifestation monstre début 2008. “J’ai perdu les professeurs, mais j’ai gagné les familles”, avait-elle déclaré. Une petite phrase malheureuse qui eut pour effet de fédérer les onze organisations syndicales en une plate-forme unique, véritable machine de guerre antigouvernementale.

    (…)

    ResponderEliminar
  2. Quer comentar? Ou precisa de óculos transparentes? Em vez de fazer postagens de minudências, dedique-se a temas a sério, como o caso deste POLVO XUXA, com o COELHONE a dirigir a orquestra ...

    Resultado das eleições é o principal "trigger" da Mota-Engil
    O resultado das eleições legislativas de 27 de Setembro constitui o factor de curto prazo mais importante para condicionar as acções da construtora, de acordo com o BPI, que acrescenta que dificilmente o TGV pode ser cancelado na sua totalidade.
    Nuno Carregueiro
    nc@negocios.pt

    O resultado das eleições legislativas de 27 de Setembro constitui o factor de curto prazo mais importante para condicionar as acções da construtora, de acordo com o BPI, que acrescenta que dificilmente o TGV pode ser cancelado na sua totalidade.

    Num “research” onde analisa os resultados de uma conferência organizada pelo banco, que juntou várias empresas e investidores, o BPI diz que “as eleições em Portugal no mês de Setembro continuam a constituir o maior ‘trigger’ de curto prazo” para as acções da empresa.

    Nesta reunião a Mota-Engil reconheceu que em caso de vitória do PSD nas legislativas, “algumas das auto-estradas lançadas pelo governo socialista podem ser adiadas ou canceladas”.

    Ainda assim, de acordo com o BPI, o projecto do TGV, que a líder do PSD já garantiu que seria para suspender, “dificilmente pode ser cancelado na totalidade, devido à importância transnacional da ligação Lisboa-Madrid”.

    A mesma fonte recorda que a linha Lisboa-Poceirão e Poceirão-Caia já estão em fase de concurso, sendo que a Mota-Engil concorreu aos dois projectos e Portugal tem já fundos europeus aprovados para as duas ligações.

    Quanto ao negócio em Angola, a empresa liderada por Jorge Coelho afirmou que tenciona alienar 49% da sua unidade neste país à Sonangol, um negócio que deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

    O BPI acredita que este negócio tem potencial positivo para a Mota-Engil, pois poderá providenciar “uma maior capacidade financeira para concorrer a outros projectos”.

    As acções da Mota-Engil cedem 0,28% para 3,51 euros.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma ... é só escolher ó pedrinho voz-do-dono!

    O Conselho Superior da Magistratura, na sequência de uma iniciativa de três vogais escolhidos pelo Partido Socialista, congelou a avaliação do juiz Rui Teixeira que investigou e emitiu um mandato de captura do deputado e ex-ministro socialista Paulo Pedroso.

    António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes, afirma-se preocupado afirmando: «Estamos perante uma decisão perfeitamente inédita do Conselho Superior de Magistratura e transmite-se um pouco a ideia que resulta de um requerimento de três vogais daquela Conselho nomeados pelo PS, o que transmite para a opinião pública uma ideia de partidarização deste órgão que é negativa para a imagem da Justiça.»

    Será este um sinal de "asfixia judicial" ou um remake do filme quem-se-mete-com-o-PS-leva?

    ResponderEliminar
  4. Já lhe respondi uma vez, senhor professor...

    Começa a tornar-se incomodativa esta sua repetição incessante de copy-pastes de notícias como se isso me incomodasse minimamente. Depois, veja se ganha algum respeito por aqueles que pensam de forma diferente da sua e não inunde este blogue com a sua campanha.. acima de tudo aprenda a debater problemas, não se limitando a copiar-colar o que dizem os jornais, comente por si , ou não ensina isso aos seus alunos?

    Como já lhe disse, não tenho problemas nenhuns em que as pessoas e os jornais digam o que bem lhes apetecer... e se me apetecer comentar, criticar, louvar ou não é comigo. Se não gosta crie o seu próprio blogue.

    Ao que repete aqui já lhe respondi anteriormente, e volto a responder:

    1- O Le Monde não noticiou mentira nenhuma, que os professores querem que o PS perca nestas eleições é mais do que patente e óbvio neste momento. Não tenho muito mais a dizer em relação a isto aqui nos comentários, se procurar aqui ao lado verá que até já escrevi sobre a empreitada dos professores recentemente

    2- Em relação à Mota-Engil que quer que lhe diga? Olhe parabéns para ela. O que me parece mais gritante na notícia é esta passagem " oprojecto do TGV, que a líder do PSD já garantiu que seria para suspender, “dificilmente pode ser cancelado na totalidade, devido à importância transnacional da ligação Lisboa-Madrid”. Ou seja demonstra o grau de hipocrisia a que chegou a propaganda de MFL na sua política de verdade, está a tentar fazer passar uma imagem de seriedade que não corresponde à verdade - ou seja diz que não vai fazer o TGV mas na hora de assinar os papéis (se ela ganhar claro) lá estará ela, como esteve até anteriormente.

    3- Em relação ao processo Casa Pia, só tenho uma questão.. alguém aqui acha que o processo foi conduzido de forma eficaz? Eu não acho.

    ResponderEliminar