domingo, 27 de setembro de 2009

Vitória expressiva, contra tudo e contra todos.

O PS ( e também José Sócrates) tiveram hoje uma grande vitória eleitoral. Contra tudo e contra todos, contra difamações, contra mentiras, contra falsidades. Acima de tudo e de forma mais relevante, o PS obteve uma vitória eleitoral num período difícil de crise internacional, num período em que muitas medidas pouco populares tiveram que ser (e foram!) tomadas na legislatura anterior.

Não há dúvida que a continuidade de José Sócrates enquanto primeiro-ministro foi legitimada. Neste momento é importante que os restantes partidos com assento parlamentar se desviem um pouco do discurso radical que os tem marcado ou, trocando por miúdos, de serem contra apenas por serem contra.

Antes das eleições ainda tinham a desculpa de estarem em período de campanha, sendo compreensível essa atitude no sentido de ganhar ou perder votos, mas neste momento, é MUITO mais importante a responsabilidade política.

É agora que gostaria de ver se os restantes líderes partidários têm tanto jogo de cintura quanto José Sócrates, e acima de tudo, o mesmo sentido de responsabilidade política.


P.S. Em relação ainda Às eleições, há algo que me parece estar a ser um pouco escamoteado nos comentários que tenho ouvido e lido, que é a questão do círculo eleitoral dos emigrantes (2 Europa, 2 Resto do Mundo). Se houver uma reviravolta em relação às eleições de 2005 por exemplo, o PS obteria mais 3 deputados, isso contribuiria certamente para uma maior estabilidade governativa.

1 comentário:

  1. É verdade. Este homem tem muita força. E profissionalismo sem igual.

    Também fiquei feliz com a vitória do PS, especialmente por ter sido numa altura tão difícil de crise internacional, contra as difamações e contra tanta contestação. Dá um valor ainda maior a esta vitória que é, antes de mais, dos Portugueses. Mesmo daqueles que não votaram PS.

    ResponderEliminar