sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Porto do PSD...



Em notícia divulgada hoje no DN, aprendemos algo triste e desesperante, que no fundo já todos sabíamos, mas que procurávamos que nos passasse ao lado, e que é o agoniante abandono das grandes cidades (neste caso o Porto) em prol dos subúrbios circundantes. Se o caso em Lisboa é preocupante, no Porto é exasperante.

Por razões associadas à sua própria área enquanto concelho, até à forma como está organizada a Área Metropolitana do Porto (com o Porto de mar em Matosinhos e o Aeroporto na Maia, por exemplo) o êxodo em massa das classes médias dos centros para a periferia fizeram do Porto uma cidade deserta... onde é por vezes de facto triste caminhar.

Rui Rio pouco fez, tem feito, ou fará para inverter esta tendência, porque convenhamos Rui Rio não faz absolutamente nada, é um homem sem visão, sem mensagem, sem ideias. Pergunto-me às vezes o que de facto fará este homem quando se senta na cadeira da Presidência de Câmara...

O Porto é a segunda cidade do país e necessita de alguém com visão, com dinamismo, com capacidade de modernizar a cidade e voltar a atrair para ela investimento e pujança. Obviamente que o Porto tem de estar e estará provavelmente ainda mais integrado na respectiva Área Metropolitana.

Mas custa perceber às vezes como é possível os grandes centros comerciais da periferia estarem a abarrotar de gente, enquanto que zonas nobres da cidade, como a Praça da República, entre outras, chegando as 8 horas da noite, fiquem completamente desertas.

O Porto precisa deste investimento em transportes. No âmbito da modernização da UE na melhoria da mobilidade dos seus cidadãos, a cidade precisa de se impor e de se colocar no mapa. Desta forma, a ligação TGV Porto-Vigo é essencial (com estação no Aeroporto), assim como a ligação Porto-Lisboa, que será dentro de poucos anos a Artéria Aorta seguramente das conexões entre as duas grandes cidades, a Artéria Aorta do país.

2 comentários:

  1. Não Pedro você não está habituado a campanhas de deturpação! Engana-se ... Você e o seu blogue é que são uma campanha de deturpação e contaminação, qual braço armado da máquina propagandistica do Partido ... com um grau de incapacidade de juízo auto-crítico bastante severo. Aquilo que disse dos professores é pura IGNORÂNCIA. Repito IGNORÃNCIA. Você não sabe do que fala. 120 mil professores fizeram birra???? Pelo menos tenha alguma originalidade e não repita os argumentos estafados e patéticos do GRANDE LÍDER.

    Quanto ao TGV, ainda não leu tudo, pois não? Só os missais do Partido! Por isso é incapaz de separar as águas, sintetizar análises e avaliar especificidades. Mete tudo no mesmo saco. Compara toda a europa com Portugal e chega mesmo a utilizar o argumento Obama. A sua cegueira é mesmo anedótica!

    E, já agora, aproveite também para comentar a avaliação do Reitor de Coimbra sobre as prestações do seu PS no Ensino Superior ... Não é ódio que me move, mas apenas uma questão de higiene e salubridade social e política. Os seus argumentos fanáticos fazem parte da contaminação deixada nos últimos 4 anos!

    PS - É capaz de postar uma única notícia que seja sobre os erros ou insucessos do seu Guia Espiritual?

    Luís Sebastião

    ResponderEliminar
  2. Quase a fazer 60 anos, é a primeira vez que ouço chamar zona nobre à Praça da Républica no Porto.Sempre a conheci como paradeiro de pessoas pouco qualificadas,e local de encontro entre sopeiras e soldados aos fins de semana.Parece-me que o senhor não conhece a cidade do Porto, pelo que não devia emitir opinião

    ResponderEliminar