quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais uma notícia populista do PUBLICO

O jornal PUBLICO tem-nos habituado à sua campanha anti-Sócrates. Tudo bem, mas a publicação de não-notícias é nefasta e irresponsável por parte de alguns jornalistas que por lá trabalham (neste caso Joana Amaral Cardoso, Margarida Gomes, Leonete Botelho).

Numa notícia publicada recentemente, podemos ler que os actores do "Vai tudo abaixo" foram corridos a pontapé pelos "vis" socialistas, que são tão mauzinhos que até mete dó e nojo. Que está aliás em sintonia com o que os propagandistas populistas têm andado a fazer recentemente em Portugal.

Em primeiro lugar, é preciso dizer o seguinte: o "Vai tudo abaixo" é um programa de humor radical, e que a ideia é mesmo essa, gerar caos e criar confusão.

De forma que publicar isto, ou é uma tentativa de fazer publicidade ao programa "Vai tudo abaixo", ou é propaganda política.

Eu opto pela segunda hipótese. Esta notícia não é mais do que um chorrilho de acusações incomprováveis e improváveis, que pretende apenas catalogar os "socialistas" de brutos e insensíveis brutamontes , que até bateram nos meninos de tão maus que são.

Convenhamos, havia mil e uma maneiras de publicar esta notícia. Sendo que a mais normal a meu ver seria do género "Actores do Vai tudo abaixo filmam mais um sketch em comício socialista". Isenta, sem conotações, sem populismos. Porque não foi esta forma a escolhida? Qual a "agenda escondida" por trás desta notícia, sras. jornalistas?

Por isso mesmo, obrigado PUBLICO, por mais uma excelente NÃO-notícia propagandística. Enquanto isso, o país pede reformas. Vamos ver quanto tempo vai ficar a notícia como manchete online do Jornal Público.

2 comentários:

  1. Deverá durar muito tempo. Entretanto já lá está outra em destaque, das "ginginhas". Muito bonito... E depois queixam-se que a comunicação social, tão profissional e isenta que é, é criticada e "pressionada".

    Hipocrisias...

    (http://everythingiwannasayandmore.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos acertei, Dani Girl... :-) muito tens razão.. e eu que sou um leitor do Publico desde o primeiro número... hoje em dia sinto-me "traído" por este jornal, que um dia, já foi para mim de referÊncia e que me acompanhava sempre no dia-a-dia! Dói! :-(

    ResponderEliminar