sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A FALTA DE PROFISSIONALISMO DO PÚBLICO

Não tenhamos dúvidas.... NÃO houve escutas telefónicas nenhumas ao gabinete do Presidente da República. É evidente que se tal fosse o caso o Presidente da República teria uma atitude a tomar em relação a isso. ( estamos a falar de CAVACO SILVA, lembram-se?).

Esta foi uma história fabricada. Foi uma história que saiu para a opinião pública de forma irresponsável, de forma precipitada, de forma mal-feita.

Somos um povo de gente histérica. Neste país bastam um jornalista e um informador anónimo para se fazer a folha a alguém. É um vício de provinciano que ainda temos, um vício do bufo da aldeia ou do "queixinhas". Não tenhamos dúvidas disso.

Não sei se o Público está envolvido propositadamente nesta tentativa de denegrir o executivo socialista. Não tenho a certeza disso, mas levanto as minhas dúvidas.

Mas, de uma coisa tenho a certeza, os jornalistas do Público foram irresponsáveis, foram imaturos, foram pouco profissionais.

Não é preciso ser-se jornalista para se ser capaz de entender que quando se trata de um informador pelo menos três coisas devem ser verificadas:

a) a parcialidade ou imparcialidade do informador
b) a época que se enquadra na informação transmitida
c) o impacto negativo ou positivo que ´terá a publicação da notícia.

Imaginemos que um vizinho quer mandar o outro preso. Chama um jornalista e diz que o seu vizinho o assaltou. Obviamente que o jornalista não deve submeter a notícia sem um trabalho de fundo mais bem realizado. Apenas um exemplo, acho que percebem o que quero dizer.

Ora o Público não demonstrou isso. Publicou a notícia sem verificar as três alíneas referidas anteriormente. Isso das duas uma, ou revela que têm uma "agenda" anti-Sócrates, ou que são jornalistas irresponsáveis e pouco profissionais.

Tire as suas próprias conclusões.

Pela minha parte, já escrevi um email de reclamação.

Um jornal que foi um dia o MEU jornal é hoje um jornal pelo qual tenho pouquíssimo respeito.

2 comentários:

  1. é uma cabala!!! sem margem para duvidas!

    Desde o professor que fez uma piada e posteriormente foi suspenso, do famoso curso superior de domingo, do freeport e de tantas outras histórias que aparecem....
    a mais recente acerca do caso Casa Pia em que a avaliação do juiz foi posta em causa por 3 senhores que o PS lá os pôs.

    Acho que no final ainda vão fazer uma estátua ao Socrates. e para compensar aumenta-se novamente a idade da reforma. Mas desta vez para os 80 anos!

    ResponderEliminar
  2. E acha que o caso Casa Pia tem tido o andamento que deveria ter? A esta altura já deviam ter sido pronunciadas sentenças! E não foram.. não sei se o juiz merece a avaliação.. para não falar no facto de ter ferido em muito a imagem de Paulo Pedroso que nada teve a ver com o assunto, alegadamente.

    Quanto às restantes, Sócrates não teve nada a ver com suspensão de professor , que eu me lembre foi uma mulherzinha qualquer.. quanto aoFreeport mais mentiras pegadas dos media, quanto à licenciatura, não me poderia estar a marimbar mais para o assunto

    ResponderEliminar