quarta-feira, 23 de setembro de 2009

E viva o sensacionalismo

Numa notícia publicitada recentemente no Público online, e à qual é dada alguma relevância, lê-se em letras garrafais "Portugal foi o país da União Europeia que mais fundos estruturais perdeu em 2008".

Isto mais uma vez demonstra o sensacionalismo que vem ocupando espaço nos media em Portugal. Se não vejamos:


1 - Estamos a falar em 2 % do "bolo" total de fundos estruturais. A própria União Europeia desdramatizou o que vem ser dramatizado no Público

2 - Para a obtenção de fundos estruturais, tem de haver um projecto submetido a avaliação. Isto tem muito pouco a ver com a actuação do governo.

3 - A "big picture". Portugal tem vindo a perder lugares na obtenção de fundos comunitários. Eu concordo com isto. Não podemos passar o resto dos nossos dias à espera que a "Europa" nos venha salvar.

Isto mais uma vez demonstra que existe irresponsabilidade na mentalidade portuguesa, que é muitas vezes grosseira nestas coisas achando que é tudo uma questão do "venha a nós o nosso reino", quando uma utilização mais eficiente e inteligente dos fundos passa por todos nós.

2 comentários:

  1. Sensacionalismo prevísivel no "Público", com esta notícia a apoiar a tese há dias lançada pelo PSD das perdas de fundos na área da agricultura como resposta ao repto do PS da perda de fundos UE no caso de se abandonar o projecto do TGV... eis "O Público" no seu esplendoroso papel de instrumento de campanha do PSD! Porreiro, pá!

    ResponderEliminar
  2. Gosto da vossa objectividade de observação...
    Vocês são socialistas, certo?

    ResponderEliminar