sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Falta de sentido de oportunidade ...

Noticia o Público que os bolseiros de investigação se vão manifestar já na próxima quarta-feira em frente à Assembleia da República, exigindo um aumento das bolsas e diminuição da precariedade das bolsas (acesso à Segurança Social, ou 13º mês, por exemplo).

Apesar de concordar com as reivindicações, ou não tivesse eu também sido um bolseiro no passado, discordo completamente do timing escolhido para o efeito.

Desta forma aquilo que deveria passar como uma vontade séria de lutarem pelo fim à precariedade, a "luta dos bolseiros" será apenas uma voz na campanha, perder-se-á no meio de tantas outras que por aí andam agora.

E tenho pena disso, claro.

De salientar que estou quase em total acordo com a política de incentivo a bolsas da FCT/Ministério da Ciência. Convenhamos que os valores das bolsas são, mesmo sem aumentos há 8 anos, ainda competitivos a nível europeu em termos de valor total, por exemplo.

Apesar de não discordar que algum tipo de regime com a Segurança Social deveria ser acordado, como é o caso de inúmeros países incluindo recentemente a Espanha.

Uma das políticas seguidas foi atribuir o maior número de bolsas ao maior número de candidatos possível - com mérito suficiente para destas usufruírem - a pergunta no entanto fica, diminuir os números de bolseiros a quem é atribuida bolsa do género anualmente, ou aumentar os valores? Fica a pergunta. Por um lado se aumentam o valor das bolsas menos oportunidades ficarão para outros jovens que delas queiram usufruir, por outro os jovens que dela usufruem têm de facto direito a Segurança Social como qualquer outro trabalhador. Penso que a solução estará algures no meio termo, e estou seguro que no futuro as coisas se modificarão.

1 comentário:

  1. Não Pedro você não está habituado a campanhas de deturpação! Engana-se ... Você e o seu blogue é que são uma campanha de deturpação e contaminação, qual braço armado da máquina propagandistica do Partido ... com um grau de incapacidade de juízo auto-crítico bastante severo. Aquilo que disse dos professores é pura IGNORÂNCIA. Repito IGNORÃNCIA. Você não sabe do que fala. 120 mil professores fizeram birra???? Pelo menos tenha alguma originalidade e não repita os argumentos estafados e patéticos do GRANDE LÍDER.

    Quanto ao TGV, ainda não leu tudo, pois não? Só os missais do Partido! Por isso é incapaz de separar as águas, sintetizar análises e avaliar especificidades. Mete tudo no mesmo saco. Compara toda a europa com Portugal e chega mesmo a utilizar o argumento Obama. A sua cegueira é mesmo anedótica!

    E, já agora, aproveite também para comentar a avaliação do Reitor de Coimbra sobre as prestações do seu PS no Ensino Superior ... Não é ódio que me move, mas apenas uma questão de higiene e salubridade social e política. Os seus argumentos fanáticos fazem parte da contaminação deixada nos últimos 4 anos!

    PS - É capaz de postar uma única notícia que seja sobre os erros ou insucessos do seu Guia Espiritual?

    Luís Sebastião

    ResponderEliminar