quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Campanha morreu....




A campanha morreu. As respostas à defesa de Ferreira Leite aborrecem. Os foguetes lançados hoje por alguns média (a notícia do Magalhães e a notícia dos fundos estruturais), numa tentativa de apimentar o clima político, falharam. Estas notícias não só falharam o seu objectivo de gerarem algum tipo de furor político, como são francamente aborrecidas.

Aborrecidas porque trazem sempre "água no bico", é incrível, mas descobre-se sempre por detrás destas notícias alguma tentativa de manipulação, algo que não bate exactamente certo, e que com um pouco de discernimento crítico, se descobre imediatamente o que é.. Aborrecem, porque nos dão mais do mesmo - do mesmo que nos têm dado no dia-a-dia, há semanas, há meses - e que culminou com a grande inventona das escutas.

- A do Magalhães veio logo ser desmentida pela ministra. Mesmo que não fosse, e pelos vistos, já está a ser aproveitada politicamente pelo PSD, este "foguete" dos professores vinha logo carimbado. A opinião pública já não é muito favorável à luta dos professores em primeiro lugar. Em segundo lugar, por conta do clima instalado, era bem possível que um governo diferente deste acabasse mesmo com tudo o que foi feito na educação até agora... não era aliás o que os professores queriam? Os próprios professores sempre foram contra o Magalhães aliás, o que os impediria de acabarem com o programa logo que esta ministra saísse? É um foguete portanto que vira a 180º e "queima esta tenda". É auto-destrutivo e aborrecido.

- A dos fundos estruturais peca por ser, por um lado, sensacionalista a olhos vistos, dramatizada pelo Público, desdramatizada pela própria UE, que diz que não passa de 2% do valor total. Mais, os fundos para a agricultura não são da leva directa do governo, compete a cada agricultor concorrer aos fundos submetendo projectos e ideias. Quando muito, esta notícia revela o estado de letargia que existe na classe dos agricultores em Portugal. Por outro lado, segundo outras fontes, durante períodos de governos anteriores (2000-2006) desperdiçou-se muito mais. o que leva a crer que esta não passa de mais uma notícia sensacionalista de campanha. Isto torna esta notícia francamente aborrecida e tragicamente inconsequente.

Sinceramente, esta campanha morreu. Morreu com o fim da "asfixia democrática", do "desgoverno", e do "descontentamento". Morreu.

Não sei sinceramente o que isto significa, mas parece revelar que as surpresas não serão muitas às 20 horas do dia 27....

2 comentários:

  1. Comentários para k ?

    Com tanto fanatismo da sua parte, mais cego é aquele que não quer ver....

    Paz à alma de Socrates...

    Dia 27 pode mesmo haver surpresas...

    ResponderEliminar
  2. Excelente comentário, de um nível de prosódia e eloquência raramente ultrapassada nos comentários anti-Sócrates neste blogue!! Agora a sério... vocês estão cegos pela vingança, nem percebem que o que transparece é apenas isso e pouco mais .... do que há nas vossas cabeças pela modernização do país, ainda menos....

    ResponderEliminar