quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os mitos do Rendimento Social de Inserção

Já há algum tempo que eu achava que antes de se debater os benefícios e/ou os vícios do Rendimento Social de Inserção (RSI), era necessário conhecer os números. Os números finalmente são hoje divulgados e são bastante elucidativos. Para todos os que têm dito mal do RSI talvez seja bom lerem e relerem os números divulgados.

Estes números são um retrato de um país pobre, um país de desemprego crónico - e para muitos definitivo, um país de gente que tem muito pouco mais do que uns míseros 184 euros por cada membro da sua família - muito longe do país dos preguiçosos delinquentes de alguns, ou até mesmo dos subsidio-dependentes de outros.

Que mais soluções existem para este nosso povo? Muito poucas. A realidade é esta, o RSI tem ajudado muita gente. E mesmo ajudando, pouco ajuda - mas ao menos, ajuda. A pobreza crónica é uma realidade em Portugal - e o RSI traz consigo uma mensagem humanista e de solidariedade para todos.

Compreender o RSI é uma lição de cidadania.

1 comentário:

  1. Finalmente alguém que vê para além da demagogia e percebe as especificidades dos beneficiários do RSI, na sua maioria gente extremamente carenciada e excluída pela sociedade. Finalmente alguém que se junta aos poucos que, como eu, andam nesta cruzada de tentar explicar às pessoas que o RSI é algo positivo.
    Só os hipócritas se podem revoltar contra uma medida tão necessária, tão benéfica, e que tem um peso tão insignificante no nosso orçamento de Estado, que desperdiça tantos recursos em coisas tão desnecessárias como submarinos que davam para pagar uns 100 anos de RSI...

    Parabéns caro Pedro! Foi o primeiro post que li cá do blog e devo dizer que fiquei bem agradado. Compreender o RSI é, de facto, uma lição de cidadania.

    ResponderEliminar